As azeitonas são o fruto da oliveira. As propriedades medicinais das folhas da árvore foram utilizadas para fins medicinais, pela primeira vez no Egito antigo, e foi considerada como um símbolo do poder divino. No início de 1800, eles começaram a usar o chá da folha da Oliveira como antipirético e anos mais tarde foi usado com sucesso no tratamento contra a malária.

Um estudo realizado em 2005 pelo Centro Australiano para Medicina Complementar Educação e Pesquisa, revelou que folhas de oliveira possuem cinco vezes mais capacidade antioxidante do que a vitamina C e duas vezes mais que o chá verde e o extrato da semente de uva. Possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo muito eficaz como protetores dos sistemas cardiovascular e imunológico. Seu uso medicinal é altamente recomendado, pois fornece energia e mantem a pressão arterial em níveis ideais.

O chá das folhas verdes da oliveira é benéfico no tratamento de doenças virais, como resfriados, infecções fúngicas, meningite, encefalite, herpes, hepatite B, pneumonia, tuberculose, malária, gonorreia, dengue, diarreia, infecções cirúrgicas e infecções do trato urinário. Seus efeitos tem ação antioxidantes e combatem o estresse. Pode ser usado como remédio natural na prevenção de doenças a longo prazo.

A sua utilização é muito indicada para o tratamento da diabetes, pois a Oleuropeína, uma substância presente nas folhas da oliveira, ajuda a reduzir os níveis de glicose, além  evitar o acumulo de ácido úrico, impedindo a doença conhecida como gota. É eficaz no combate a artrite, na fase inicial, evitando o progresso da doença. A maior quantidade da substância medicinal encontrada na planta está presente nas azeitonas amargas.

O azeite de oliva, graças ao seu alto poder antioxidante, ajuda a reduzir em 38% o risco de doenças degenerativas como o câncer, comparado com outros medicamentos e produtos naturais, bem como previnem o envelhecimento precoce.

O chá das folhas de oliveira e suas propriedades induz o aumento da produção de urina, o que beneficia o corpo, pois ajuda a eliminar as toxinas. Por reduzir as secreções gástricas,  auxilia na cura de úlceras do estômago. Tomar uma xícara de infusão de folhas de oliveira em jejum beneficia as pessoas que sofrem de constipação.

Estudos sobre contra-indicações do uso da folha de oliveira como medicação ainda são raros, mas seu consumo não é  recomendado para mulheres em período de gestação.

Por enquanto e isso pessoal. Espero ter ajudado. Fiquem com Deus e até a próxima!