O Alho é muito utilizado em todo o mundo por seus muitos princípios ativos que beneficiam a nossa saúde, sendo um dos principais ingredientes nas cozinhas das mulheres brasileiras. Conta-se na história romana que os soldados consumiam uma boa quantidade de alho crú antes de irem para as guerras, pois aumentava a resistência e força durante a batalha contra o inimigo.

O alho possui propriedades antibióticas, e é muito recomendado no caso de infecções leves e no tratamento de gripes e resfriados. Anti-inflamatório, excelente para pancadas e contusões. Vasodilatador natural e anticoagulante, muito usado em conjunto com outras plantas no tratamento de varizes. Pode ser empregado como antisséptico caseiro.

Por reduzir os níveis de açúcar no sangue, pode ser muito bem empregado em pacientes diabéticos. Reduz também o colesterol, por isso é um bom aliado no tratamento da hipertensão e de problemas cardiovasculares.

Cultivo do alho em Vasos

Plante o alho na primavera pois assim provavelmente, se tudo der certo, irá colhê-lo no outono. Mas também pode ser plantado no outono. Procure plantar uma variedade de alhos resistente ao frio, pois assim será mais fácil colher o ano inteiro.



Ao plantar, pegue um dente de alho e plante-o com o extremo das pontas para cima. O buraco deve ter, entre 2 e 2,5 centímetros de profundidade. Deve haver um espaçamento de 20 a 30 centímetros entre cada dente.

A terra onde for plantá-los deve estar bem adubada com esterco curtido. O local deve pegar sol abundantemente, pois ele é essencial para os alhos desenvolverem.



Molhe o vaso a cada 10 dias. No plantio do alho o sucesso para uma boa colheita, a terra não deve estar muito molhada, pois isso afetaria a colheita.

Quando o alho começar a crescer, o caule floral não deve passar de 10 centímetros. Pôde-o quando chegar nesta altura, para favorecer à melhores resultados.


Se você obteve sucesso, colherá 3 meses depois aproximadamente. Quando as folhas das plantas tiverem murchado está pronto pra colher. E isso aí pessoal, até a próxima e fiquem com Deus

Com informações de Saude UMCOMO.