Encontrei esse tutorial de como germinar a semente de pessegueiro no blog Estratificando a frio, e achei muito bacana a explicação e por isso estou compartilhando aqui. Quem quiser ver a postagem original é só seguir o link. 

Em primeiro lugar é preciso romper essa casca rígida para pegarmos a sementinha.

Como vocês podem ver essa casca é bem grossa e forte, e abriga uma frágil semente lá dentro. Acho que a maior dificuldade em todo o processo é abrir essa casca sem danificar a semente. Nessa foto acima eu utilizei uma faca rígida. Fui colocando a ponta dela entre as saliências da casca e fui forçando e quebrando aos poucos. Você poderá está rompendo essa casca com um pequeno martelo ou uma ferramenta mais apropriada para esse fim.

Agora começamos com o processo de quebra de dormência dessas sementes. É importante prepara-las logo, pois essas sementes fora da casca ressecam muito rápido. Aconselho e prepara-las em no máximo 2 dias O pessegueiro é uma planta nativa de clima temperado. Precisa de temperaturas na média de 8 ºC para quebrar a dormência. Ou seja, essas sementes vão para a geladeira.

Aqui eu preparei o mesmo substrato úmido e limpo que fiz para as sementes de maçã. Coloquei elas em um pote fechado com papel toalha úmido. Depois guardei esse pote na gaveta dos legumes.


Depois de uns 5 dias as sementes vão começar a brotar. A raiz do broto vai começar a sair pela ponta da semente. Quando as raízes estiverem mais ou menos com 2 centímetros, significa que estão no ponto de irem para a terra.

Transfira para um vaso após as raízes atingirem esse tamanho. O vaso pode se pequeno ou mediano.

O pessegueiro desenvolve muito rápido, em  poucos dias começam a aparecer as primeiras folhinhas.

Após uns 4 meses já é possível transplantá-lo para um vaso maior, caso queira cultivar em casa ou apartamento ou plantá-lo em local definitivo (terreno).