Os benefícios da Morinda citrifolia ou como é mais conhecida, Noni, para saúde, ganhou popularidade em todo o mundo como uma possível cura pra tudo. Numerosos estudos sobre esta batata branca identificaram substâncias capazes de melhorar a saúde geral das pessoas, algumas das quais, já foram testadas e identificadas. Estas descobertas são apenas a ponta do iceberg, pois a lista de doenças que são tratáveis por Noni, continuam a crescer exponencialmente.

O consumo de Noni produz efeitos benéficos específicos sobre os vários sistemas do corpo!

Benefícios da Noni contra infecções:

 Noni foi conhecido primeiro por sua eficácia no tratamento de infecções de pele. Taitianos já usam, por anos, os frutos, as folhas e casca no tratamento de feridas, abcessos, furúnculos, úlceras, infecções fúngicas, micoses e infecções do couro cabeludo. Além disso, o suco de Noni pode ser usado como um champo, pois acrescenta brilho e maciez ao cabelos secos e ainda mata piolhos.

Benefícios de Noni para o Sistema Imunológico:

O suco de Noni tem um efeito imune-estimulante. Estudos têm demonstrado que a ingestão regular promove um aumento da produção glóbulos brancos no sangue, por conseguinte, aumentando a imunidade contra as doenças. Tem também um efeito anti-inflamatório em condições, tais como: artrite, gota, abcessos, lumbago e mastite.
As propriedades anticancerígenas de Noni são devidos a presença de antioxidantes, tais como carotenóides, flavonóides e compostos como antraquinonas (especificamente damnacanthal e escopoletina). Estes também são responsáveis pela sua eficácia na inibição da proliferação de células tumorais e na prevenção da disseminação do tumor (metástases).

Suco de Noni pode ser usado na assepsia de feridas, cortes e ossos quebrados. A Antraquinona é responsáveis pelas propriedades antibióticas da planta. Infecções de Staphylococcus estão incluídos entre aquelas tratável por Noni. Ela também possui propriedades antipiréticas. Em vez de comprar antibióticos e medicamentos para febre, Noni é bem eficaz para tratar a febre e infecções bacterianas.

Benefícios de Noni para Sistema Respiratório:

Noni é bem eficaz no tratamento de Doenças respiratórias comuns, como resfriado, tosse, dor de garganta, alergias e asma.

Benefícios de Noni para Sistema Digestivos:

O consumo regular de suco de Noni promove a digestão eficiente através da liberação imediata de sucos digestivos no estômago e no intestino delgado. O suco também promove a estimulação do fluxo da vesícula biliar e a regulação da evacuação. Também trata queixas comuns, como constipação, diarréia, náuseas, vômitos, úlceras gástricas, intoxicação alimentar, disenteria e cólica. O suco de noni também mata vermes intestinais e outros parasitas. É usado como tratamento adjuvante para a icterícia e outras doenças hepáticas.

Benefícios de Noni Para Sistema Cardiovascular:

A escopoletina presente na Noni é responsável por sua eficácia no tratamento de hipertensão, palpitações, arritmias e outros problemas cardiovasculares.

Benefícios de Noni para Sistema Urinário e Reprodutor:

Além de sua eficácia no tratamento de infecções do trato urinário, o consumo regular de suco de Noni ajuda no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e sífilis. Ele também é eficaz no combate as doenças da próstata e miomas uterinos, alívio de cólicas menstruais e a normalização da menstruação irregular.

Noni (Morinda citrifolia): Testes comprovaram a eficácia da planta no tratamento de diversas doenças

Como cultivar Noni em vaso



Num vaso de cerca de 20 L, coloque pedras ou cacos de telhas para fazer a drenagem da água, e depois acrescente substrato rico em adubo orgânico. Plante duas sementes da planta no vaso. A germinação ocorrerá 30 dias após a semeadura, podendo ocorrer até 60 dias depois. Molhe o vaso diariamente, mas sem encharcar a terra.

Escolha um local com incidência total ou parcial de sol para colocar seu vaso, pois isso favorecerá a germinação da semente.

Plantas jovens de noni produzirão mais rápido  se acrescentado o fertilizante NPK 14-14-14.
Na natureza as árvores de noni podem alcançar até 7 metros, por isso a poda se faz necessário quando plantadas em vasos.

O Noni pode sobreviver por longos períodos de seca, mas plantas jovens, até 3 anos, é bom irrigá-las uma vez ou mais por semana, já plantas mais velhas, uma vez a cada 10 dias é suficiente.

O Noni produz o ano todo, sendo sua produção aumentada com o uso de fertilizante. No inverno a produção da fruta poderá diminuir devido as temperaturas mais amenas.

À partir de um ano, a planta já produz frutos. Cerca de 1 quilo por mês no primeiro ano, 2 quilos por mês no segundo ano, 4 quilos por mês, no terceiro ano, 7,5 quilos por mês no quarto ano e 10 quilos por mês no quinto ano em diante. Isso em solo, em vaso essa quantidade varia.

É isso pelo momento... Espero que tenham gostado...
Um abraço e até a próxima!