Aveia é um dos cereais mais consumidos no mundo por sua composição nutricional tão completa. Este cereal é rico em minerais, proteínas, vitaminas, e carboidratos. 

É considerado o cereal mais importante nas dietas, porque fornecem energia e vitalidade para todas atividades diárias. Também é recomendado para pessoas com diabetes porque ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, além de contribuir com a redução do colesterol, pela presença de betaglucano. 

Seus benefícios para as pessoas que sofrem prisão de ventre é notório, pois aumenta o teor de fibra solúvel e insolúvel no trato intestinalregulando o metabolismo desse órgão.

Os aminoácidos essenciais da aveia tem efeitos benéficos sobre o fígado ajudando no funcionamento do mesmo. 

Por ser muito nutritivo é recomendado o consumo deste cereal na fase de gestação e amamentação, pois aumenta a produção de leite nas lactantes. 

Estudos recentes, comprovaram que a farinha de aveia ajuda reduzir problemas de infertilidade e aumenta a libido.

Os Fitoestrógenos presentes no cereal de aveia contém Lignanas, substâncias que conseguem se ligar aos receptores de estrógeno nas células e ajudam a reduzir certos tipos câncer, como por exemplo o de mama. 

A aveia é rica em vitamina E, substância com ação antioxidante, sendo benéfica na prevenção de doenças cardiovasculares e até o câncer.

Vitaminas do complexo B, também presentes na aveia desempenham papel importante no desenvolvimento adequado do sistema nervoso central. Completam o alto valor nutricional, minerais como o zinco magnésio potássio e cálcio. 

A quantidade de proteína presentes na aveia nos ajuda a produzir novos tecidos no corpo, e a presença de iodo ajuda o bom funcionamento da glândula Tireoide. 

A substância beta-glucanas presentes no cereal diminuem a absorção de colesterol e retardam a absorção dos açúcares. Além disso, as beta-glucanas estimulam as células imunológicas do corpo, diminuindo assim, risco de infecções. Também aumentam a quantidade de células responsáveis pela manutenção da firmeza da pele, dando uma aparência mais jovial mesmo aquelas pessoas mais velhas.

O cereal também pode ser usado topicamente, se mostrando um excelente esfoliante com resultados maravilhosos, sendo um excelente tratamento de beleza para melhorar a qualidade da pele. 

Devido suas propriedades nutricionais, é altamente recomendado o consumo diário de aveia, especialmente nas primeiras horas do dia. 

O consumo de água de aveia em jejum ajuda a remover as toxinas do corpo e impedem a acumulação de líquido no organismo.

O cereal nos dá uma sensação de saciedade plena ajudando assim a perda de peso de forma saudável.