O plantio é feito com pedaços de rizomas (chamados de gomos) de 3 a 5 cm de comprimento. Os gomos ou pedaços de rizoma, com uma ou duas gemas cada, devem ser plantados em vasos grandes de no mínimo 10 Lts, a 5 cm de profundidade. Em regiões de inverno muito frio, deixe o vaso dentro de casa no período de maior intensidade do frio.
Molhe com frequência para que o solo seja mantido sempre úmido, mas nunca encharcado. Quando as folhas começam a amarelar diminua a frequência das irrigações. Se não for feita a colheita, quando a planta estiver dormente suspenda totalmente a irrigação, voltando a irrigar quando os brotos surgirem.
Retire com cuidado as plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos, de forma a não danificar os rizomas do gengibre.
Os rizomas não devem ficar expostos, sendo necessário amontoar terra sobre estes se for verificado que isso está começando a ocorrer. Amontoar terra junto as plantas também pode ajudar a manter as hastes das folhas eretas.
A colheita do gengibre pode ocorrer de 7 a 12 meses após o plantio, quando as hastes e folhas começam a ficar amareladas. As plantas podem ser arrancadas com cuidado a mão ou a terra pode ser revirada, por exemplo, com forquilhas, para expor os rizomas, que são então lavados e deixados secar por um ou dois dias.
Em plantações domésticas, não é necessário colher a planta inteira. Uma parte do solo pode ser escavada em torno da planta, de forma a expor um pedaço do rizoma. Este é colhido, deixando o resto da planta intacta para continuar seu crescimento. Desta forma a planta pode viver por vários anos, sem necessidade de replantio.
Benefícios:
Adicionar o gengibre a sua dieta trará bons resultados para sua saúde. Essa raiz possui propriedade farmacêuticas que agem em diversas regiões do nosso organismo, combatendo desde a obesidade até problemas de inflamação de garganta. Muito eficaz também no combate ao sintomas da gripe, além de diminuir os efeitos da ressaca.
Os povos orientais já usam essa raiz há pelo menos cinco mil anos. Atualmente essa planta tem seus valores medicinais reconhecidos por muitos médicos e nutricionistas de todo país. 
O gengibre acelera o metabolismo e a queima de calorias no organismo ocorre de forma mais rápida, reduzindo assim, a gordura localizada, controlando a ansiedade e aumentando a sensação de saciedade. Sendo por esse motivo muito consumido por homens e mulheres que querem levar uma vida saudável e ficar de bem com a balança. 
O gengibre, consumido como chás, irá tratar infecções do trato respiratório. Se pretende consumi-lo como auxiliar em dietas alimentares, a dica é consumir uma colher ralada do extrato da raiz adicionado ao suco de sua preferencia. 
Os créditos são dos sites Hortas.info e Ciclo vivo.